#Artigos

O Poder das Listas no Twitter

  Quando entrei no twitter confesso que não entendia nada de nada, aprendi a utilizar o site vendo o que os outros postavam, mas tinha uma coisa me intrigava muito, AS LISTAS. Eu era "listado" e não sabia muito, pensava que fossem espécie de "comunidades" como nos outros sites de relacionamento, basicamente é isso, são comunidades que os usuários criam para adicionarem perfis que podem fazer parte de um segmento com certa especificidade. Então crei listas e comecei a listar,  fui adicionando perfis nas minhas listas, chegou em um ponto que não conseguia mais listar as pessoas, percebi que existe um limite de perfis de uma lista "500" , daí se o perfil se encaicha numa lista porém ela está cheia, criei outra de mesmo nome, só acrescentei número na frente, ex: lista1 ; lista2;  
Eu posso seguir as pessoas e listá-las ao mesmo tempo, mas posso apenas listá-las sem seguir (listo todos que sigo, mas não sigo todos que listo). O que fazer com esse "banco de perfis" , talvez aí esteja todo o sucesso que o twitter faz com as empresas que utilizam o site para negócios. Seguindo ou criando essas listas de clientes em potencial, você poderá descobrir novos seguidores ou consumidores, "mencioná-los" e até mesmo enviar DM's (se eles te seguirem), mantendo um vínculo de maior proximidade e porque não de uma relação cliente/empresa.





Você usa o twitter pra quê?

Depois de assistir uma palestra com o Cid Castello no Encontro de Tuiteiros de Mato grosso, comecei a pensar o quanto 140 caracteres é precioso para serem desperdiçados com coisas vãs. A Internet, rede mundial de computadores, tem todo um aparato para que possamos todos os dias ligar nossos computadores e lançar palavras em uma caixinha de texto de um site que se tornou busines para uns e entretenimento para outros.
Há tempo para tudo, twitar coisas legais e engraçadas, fazer críticas ao que não gostamos, discutir assuntos, etc
Noto que há nichos, que traduzem até mesmo o que é a sociedade no mundo real, exportando conceitos e comportamentos  para o mundo virtual, que vão até a página 15, porque quando esses comportamentos interferem na vida pessoal de outros, as consequencias podem ser não muito boas.
Casos de bullying via redes sociais são temas de noticiários quase sempre, portanto, refletindo a sociedade como um todo.
Já pararam pra pensar a força que o  TWITER tem para o bem e para o mal? Se disseminarmos o bem tudo bem, mas, e se propagarmos o mal?
Mudança de conceitos batendo a porta e revendo o desperdício de energia que temos quando damos ouvidos ou alimentamos a discórdia via redes sociais. Parem pra pensar se nosso tempo e nossos 140 caracteres estão sendo bem empregados e se nossas atitudes enqanto cidadãos também não estão se refletindo nas redes.
E a pergunta é "O que fazer para mudar?" , cada um tem suas respostas, cada um é responsável pelo que escreve e até pelo que incita a escrever.
Comecem a pensar o que te faz conectar à internet, como você está se conectando a internet e como a internet está se conectando a você, não se esquecendo que a "internet são pessoas" .
São reflexões importantes que devem ser revistas antes de lançarmos palavras e ações para depreciar, denegrir e prejudicar "pessoas" nas redes.
E vc.... usa o Twitter pra quê?


Alex Rodriguez

Um comentário:

  1. Uso pra que? Noossa.. tenho tentado me controlar, mas USO PARA TUDOOOO!! Concordo e até tento refletir, mas confesso: é muito dificil, mas vou aprender cada vez mais a usar bem meus 140 caracteres... O aprendizado no 1 encontro de Tuiteiros foi de grande valia... o encontro todo foi show de bola! Pela primeira vez, saio na rua para encontrar e conhecer "melhor" as pessoas que conheço tao bem na net. To feliz! rs

    ResponderExcluir